Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

omundoaosmeusolhos17

Sex | 02.03.18

Estou Licenciada, e agora?

Inês Brito

Para muitos a Licenciatura já chegou ao fim, para outros está quase a terminar. Mas a questão que se coloca é, e agora? 

Os anos de Licenciatura  para muitos foram os melhores 3 anos da sua vida, para outros foram os mais cansativos e desgastantes. Para mim, foi um misto dos dois. Estar Licenciada foi um sonho tornado realidade. Porém, os meses seguintes à Licenciatura foram e são os mais difíceis. Penso que todos temos a noção que arranjar trabalho não é uma tarefa fácil, no entanto não tinha completamente a noção que fosse realmente difícil, ainda por cima para alguém que possui um grau superior. Afinal a formação não é o mais importante, pensava eu, e a experiência tem um grande peso na escolha de um indivíduo para uma vaga de trabalho. Não é que ache mal, porque não o é, mas penso que a formação, deveria ter uma importância maior do que a que tem, pois ninguém nasce ensinado.

Falo por experiência própria, pois já tentei de quase tudo para arranjar trabalho/estágio, e não tem sido fácil, porque não tenho experiência na área que procuro, ainda que tenha motivação e paixão pela mesma. Um dos aspetos que poderá ter influênciado a falta de experiência na área, foi por ter encontrado a minha vocação, e paixão mais tarde, e depois da licenciatura... mais vale tarde que nunca, não é? Experiêcia noutras áreas é o que não me falta, mas no que toca à área que realmente me interesso não tenho.

O mestrado que decidi tirar para complementar a minha licenciatura em Sociologia já agora, tem-me motivado a continuar à procura de algo, estágio principalmente, mesmo tendo algumas dúvidas relativamente ao seu propósito.

Terminar uma licenciatura pode ser assustador, conseguir um emprego é ainda mais. Emigrar continua a não estar nos meus planos. Adoro o meu país e se puder contribuir de alguma forma para ele melhor. No entanto, esta opção não está completamente descartada, nem que seja para experênciar algo novo, e ganhar experiência, que é o que me pedem. 

Acima de tudo aconselho-vos a seguirem os vossos sonhos e a não desistirem dos mesmos, pois eventualmente acabarão por se concretizar!

 

beijinhos,

Inês

23 comentários

Comentar post